É frustrante quando seu site não está conseguindo cumprir seu objetivo. Às vezes, não pode ficar claro qual é o obstáculo. Concluí que ter um novo par de olhos para analisar seu design e usar métricas da Web são as melhores maneiras de identificar pontos fracos que retêm o potencial de um site. Quer saber como fazer melhorias no seu site e vender mais?
Aqui estão 3 dicas de como solucionar eventuais problemas em seu site:
- Análise da Web e testes divididos
- Teste presencial
- Simplificando seu processo de vendas
Se possível, implemente essas estratégias com antecedência antes de encontrar qualquer problema. Vou te mostrar por que essas estratégias são eficazes e o que elas são boas em resolver.
Se você não sabe quando ou onde seus usuários estão saindo, então você está perdendo ou; isso é extremamente inútil se você está vendendo algo.
A Análise permitirá que você veja a quantidade média de tempo gasto por página e de qual página seus clientes estão saindo do seu site.
Se um usuário visualizar seu site e sair depois de visitar sua página inicial sem ir mais longe, então você sabe exatamente o que mudar. Se eles estão gastando uma quantidade excessiva de tempo navegando através de partes simples do seu processo de vendas, então você sabe que algo pode estar errado, e você deve lidar com isso.
Teste A/B é particularmente bom em resolver pontos fracos em seu site onde os visitantes estão… mudando suas mentes
Dependendo de qual página do seu site eles estão, você pode querer que eles gastá-los mais ou menos tempo nele. Uma quantidade anormalmente alta de usuários abandonando seu carrinho de compras pode significar que seu checkout não está fornecendo ao usuário uma experiência positiva.
O teste de divisão AB refere-se à exibição de diferentes versões da mesma página para diferentes visitantes. É particularmente bom em resolver pontos fracos em seu site onde os visitantes estão saindo ou mudando de ideia sobre ir em frente com o que você quer que eles (por exemplo, comprar um produto).
Digamos que temos 2.000 visitantes de página, e 70% estão saindo imediatamente da página de desembarque, e 600 estão avançando (taxa de clique de 30%). Em vez de apresentar uma página de aterrissagem para todos os visitantes, exibimos duas landing pages e mostramos uma página de pouso para metade dos visitantes, e a segunda página de pouso para a outra metade.
Fazemos algumas alterações na página de aterrissagem original e enviamos alguns usuários para a nova versão e alguns para a versão original. Fazemos isso para ver se a nova página de aterrissagem terá um clique melhor do que o original, 30%.
Um exemplo rápido para uma empresa de paraquedismo: os visitantes do Grupo A veem ‘Book’ em um botão de tamanho menor, enquanto os visitantes do Grupo B veem o ‘Skydive NOW!’ em um botão de tamanho maior. Se o botão ‘Skydive NOW!’ melhorar o número de reservas que o site recebe, poderíamos considerar usar o Grupo B como o novo controle e trabalhar ainda mais na otimização da página de reserva, talvez criando uma modificação na qual ‘Skydive NOW!’ tem um esquema de cores diferente ou é colocado em uma posição diferente na página.
Este pode ser um re-design menor, como mudar a cor de um botão, para algo mais atraente, ou um grande re-design.
Você também pode exibir mais de duas versões de uma página simultaneamente, fazendo várias modificações, exibindo três ou
mais versões para diferentes usuários. Neste caso, teríamos a versão original, A, e duas ou mais páginas modificadas B, C… assim por diante. Isso pode tornar o teste dividido mais rápido, testando imediatamente várias possibilidades, mas adiciona complexidade ao processo.
Presencialmente, ou teste remoto, é uma estratégia na qual você recruta um usuário para testar seu site realizando várias tarefas, por exemplo, compre um produto específico e envie-o para sua casa, ou encontre algumas informações específicas em seu site.
Isso deve ser feito regularmente durante o processo de construção da Web, pois ao fazê-lo quando você lança seu site, você pode descobrir problemas graves ou recorrentes que poderiam ter sido evitados. Se você fizer isso em estágios iniciais de desenvolvimento, você pode usar as informações do teste para planejar antes de começar a construir coisas que não funcionam!
Se o seu site já está ao vivo e você esqueceu os testes de antemão, não é tarde demais. Você ainda pode empregar um punhado de indivíduos para testá-lo agora.
O teste presencial é normalmente feito quando você supervisiona um indivíduo e instrui-o a realizar certas tarefas e tomar nota de como eles estão navegando em seu site, vendo a maneira como eles navegam na página e/ou movem seu mouse. Peça para pensarem em voz alta. Você também deve perguntar a eles por que eles selecionaram essa opção em vez de outra, o que eles gostaram sobre um recurso específico, etc.
Se você já sabe em quais áreas do seu site precisam ser trabalhadas, mas não tem certeza de como melhorá-la, você pode pedir ao seu testador uma visão específica.
Eu normalmente escolho três usuários para testes, pois é rápido, fácil, barato, e consegue descobrir muitas falhas que eu posso ter esquecido. Ter mais usuários testando o site pode ser benéfico, mas normalmente a maioria dos usuários acaba apontando as mesmas fraquezas.
Esta é uma estratégia eficaz, porque ter um punhado de pessoas testando seu site é como ter alguém lendo sobre sua escrita. Você pode não perceber seus próprios erros, mas outra pessoa vai. Também é importante notar que a maneira como (você), um web-designer navega na web é diferente de como a pessoa média navega na web. Você pode ter uma compreensão perfeita do que está acontecendo em seu site porque você o criou. Ainda assim, alguém que está usando pela primeira vez não terá o mesmo conhecimento e experiência que você e tentará realizar tarefas da maneira mais simples e intuitiva.
Testes remotos são o mesmo princípio do teste presencial, mas executados remotamente. Isso pode salvar o incômodo de se encontrar, mas pode significar que você precisa usar software (como uma filmadora) para monitorar sua navegação, juntamente com chamadas de voz ou vídeo, para discutir o processo com eles.
Você está cuidando de seus clientes e orientando-os através de suas compras?
O que acontece depois que seu usuário aterrissa em seu site? Existe uma boa proposta de valor (produto, serviço ou informação que seja atraente) obrigando-os a comprar?
- Seja franco sobre quaisquer taxas extras ou custos de envio. Deixe-os saber quanto tempo o transporte pode levar. Os clientes querem sentir que podem confiar em você
- Escreva um FAQ (Perguntas Frequentes) abordando preocupações comuns que um potencial cliente pode ter. Por exemplo, vamos dizer que estou comprando um celular SIM duplo (dois cartões sim, um celular), quero saber de que país o produto é, quero saber sobre a garantia, talvez especialmente queira saber detalhes sobre o telefone vai armazenar números de cartões diferentes.
- Tenha uma seção de perguntas frequentes abordando questões gerais de vendas e uma FAQ específica do produto. Junto com isso, dirija-se às especificações do produto e mostre fotos ou vídeos de alta qualidade.
- Quando o cliente estiver satisfeito com o que selecionou, facilite o processo de checkout. Permita o check-out do hóspede se for uma opção adequada para o seu site. Mostre aos seus clientes que você se importa com eles e crie razões para que eles queiram compartilhar seu site e produtos.
- Depois de fazer sua venda, envie-lhes um e-mail de acompanhamento ou pouco obrigado. Isso levará a mais engajamento e um cliente repetido. Lembre-se, vender um produto não é o objetivo final. Fazer alguém se tornar um cliente para toda a vida é, e você precisa facilitar isso.