Qual a Diferença entre Site Responsivo e Site Mobile?

Compartilhe onde você ama!

Hoje em dia possuímos dois tipos de sites para celulares e dispositivos móveis, são eles:
O site responsivo, e o site mobile.

Cada um deles possui características próprias tanto no momento de criação quanto no funcionamento..

Site Responsivo

O que são Sites Responsivos?

Um Site responsivo, é quando o site automaticamente se adapta em qualquer dispositivo que o usuário esteja visualizando com base no tamanho da tela em que o site é exibido.

Ou seja não importa em qual tipo de dispositivo o site seja acessado sejam eles computadores desktops, notebooks, smartphones, tablets, o site será exibido da melhor maneira para aquele dispositivo.

Como funciona um site Responsivo?

Em um site sem essa tecnologia quanto menor o tamanho da tela maior será o zoom para podermos visualizar melhor o conteúdo do site.

No site responsivo todos os elementos são reorganizados através de css utilizando um sistema conhecido como “media queries” aonde podemos alterar as propriedades dos elementos em um ou mais tamanhos de tela especificados pelo programador. Por exemplo:

Através do media queries podemos programar que uma “div” que tenha um banner apareça num Ipad mas não num Iphone, ou que um menu seja vertical em um celular de tela de 3 polegadas e seja horizontal em um tablet de 7 polegadas.

O que é um site Mobile?

O Site Mobile é um site que como o nome diz é um site próprio para dispositivos móveis sejam eles smartphones ou tablets, então são sites que se adaptam a todos os dispositivos móveis independente do tamanho de tela, mas são sites que não são visualizados em computadores desktop ou notebooks.

Ou seja o site mobile reconhece o tipo de dispositivo que o usuário está utilizando, e direciona para o site que se adaptara em de uma melhor forma.

Site Mobile

Como funciona um site Mobile?

O Site Mobile é um site diferente do site original, e exatamente um segundo site. Os arquivos do site como imagens e scripts podem até ter o mesmo caminho dependendo do caso, porém os arquivos html são outros, inclusive alguns sites mobiles ficam em subdomínio,como por exemplo o site da globo quando você acessa o site de um celular o site fica com o endereço “m.globo.com”.

O programador utiliza um javascript que detecta qual o dispositivo o usuário está utilizando através ao tamanho, e redireciona para qual site o dispositivo melhor se adapta.

Como eu sei quando usar um site responsivo ou mobile?

O tipo de site que devemos utilizar depende muito do projeto que vamos trabalhar.

Se precisamos trabalhar em um site que já está pronto, o site mobile talvez seja a melhor opção, pois com o site mobile você tem maior liberdade para desenvolver devido ao fato que é ele é praticamente um novo site independente, e com isso você consegue montar um código mais limpo e chamar os scripts e arquivos que são necessários somente para o site mobile.

Agora se desenvolvermos o site do zero, o site responsivo pode ser a melhor solução, pois conseguimos fazer um estudo e uma analise de como os elementos vão se comportar para cada tamanho de tela.

A maior vantagem do site responsivo é o fato que você vai utilizar sempre o mesmo código, as mesmas imagens para todos os tamanhos de tela, e para quem utiliza sistemas como WordPress, Joomla ou um outro tipo de gerenciador de conteúdo, acaba sendo muito interessante, pois você só precisa trabalhar nesses sistemas como se estive criando um site uma vez, deixando que o css através do “Media Queries” adapte todos os elementos para os demais tamanho de tela.

Precisando de um Web Designer para Criação de Sites ou Marketing Digital da sua Empresa?

SOLICITE UM ORÇAMENTO AGORA!

Formulário para orçamento Site Resumido
Enviando
Qual a Diferença entre Site Responsivo e Site Mobile?
5 (100%) 2 votes

Compartilhe onde você ama!
Postagens Recomendadas

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressionar Enter para pesquisar

DIFERENÇA ENTRE UI X UX DESIGNER