Uma Fan Page substitui um Site?
A Fan Page do Facebook vem sendo muito utilizada por empresas para alavancar suas vendas com divulgações de produtos, serviços e notícias sobre a empresa. Entretanto, para a grande maioria das empresas, o Site não deve ser substituído por uma fanpage do facebook. Veja abaixo a importância de um site corporativo:
Controle sobre o próprio destino
As mudanças são constantes no Facebook, Já ocorreram alterações nos termos de uso e no layout das páginas em 2012 e 2014. Além disso, a mudança pode não estar apenas no Facebook, mas em toda internet. Assim como o Orkut já foi a rede social mais usada e acabou, não há garantia de que daqui uns anos o Facebook também poderá acabar. Como qualquer produto ou serviço,as redes sociais possuem um ciclo de vida e em algum momento entrarão em fase de declínio. E você que investiu em anúncios patrocinados e na conquista de fãs, precisará começar tudo de novo.
Limitação no alcance dos posts
De um tempo para cá, o Facebook diminuiu consideravelmente o alcance dos posts, isto é, seu conteúdo chega a uma quantidade limitada de seguidores, impondo sua empresa a pagar para se promover e para que todos os usuários recebam seu conteúdo. E se sua empresa for pequena ou média e não tiver dinheiro para investir ?
Confiança
Nem todas as pessoas usam o facebook, caso resolva utilizar uma fan page no Facebook ao invés de um site, a empresa estará focando em apenas um segmento dentro de seu mercado-alvo, algo que pode promover sérias perdas de oportunidades de venda. Outro motivo é que, optando pelo desenvolvimento de site, sua empresa tem a possibilidade de trabalhar a identidade visual e transmitir a personalidade da empresa,bem como passar mais profissionalismo e credibilidade.
Criação de Conteúdo
A criação de posts no Facebook é muito limitada. Além do conteúdo ser difícil de ser indexado pelos mecanismos de busca, não é possível, por exemplo, reter visitantes com o uso de links internos como nos sites, que estimulam os usuários a consumir mais conteúdo, aumentando o tempo do usuário no seu site.
A Fan Page é uma Grande Aliada
As redes sociais podem ser comparadas com um telefone e o site como um escritório, da mesma forma que você não vai tocar seu negócio apenas pelo telefone, uma fan page em uma rede social não substitui um website. Por fim, podemos perceber que as páginas se tratam de apenas mais uma parte da estratégia de marketing digital.
Flexibilidade
Mesmo sendo bastante variáveis, as fan pages do Facebook jamais serão flexíveis como os sites (que são 100% personalizáveis). Você não poderá, por exemplo, utilizar a paleta de cores da sua marca ou oferecer áreas de acesso restrito.
SEO (OTIMIZAÇÃO DE SITES PARA MOTORES DE BUSCA)
Com uma fan page, os links, notícias e compartilhamentos são direcionadas para o Facebook. Sua empresa não vai ter um domínio com autoridade perante aos mecanismos de busca, mesmo atuando há muitos anos no mercado. O conteúdo do Facebook não é indexado pelos mecanismos de busca, ou seja, não aparecerá resultados no google quando um usuário fizer a busca pelas palavras-chaves do seu negócio.